Nossa Meta:

Parar à partir de 15/03/2010


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

AUXILIARES, ALTERNATIVOS E MAIS AJUDA

Abaixo uma listinha que achei pela net afora...
Vamos analizar e ver qual pode nos ajudar !

- Piteiras e filtros (Phasis): simplesmente limita a inalação (entrada no pulmão) do alcatrão do cigarro, não evitando a entrada da nicotina, que é a substância causadora da depêndencia. Ou seja, o fumante continua dependente do cigarro.

- Bochechos à base de "nitrato de prata": alteram o gosto do cigarro, porém são consideradas substâncias cancerígenas. Outros produtos provenientes de substancias “naturais” (Fumenol, Nicotinol) pretendem tornar desagradável o gosto da fumaça do cigarro durante sua inalação.

- Plano de 5 dias: terapia de grupo, com aconselhamento por psicoterapeutas, nutricionistas, sociólogos e médicos: método demorado, de pouca eficácia na maioria dos casos.

- Hipnose dinâmica: apenas para pacientes susceptíveis à hipnose.

- Cigarros de baixos teores ou gadgets (cortam um pedaço do cigarro ou fazem micro-furos para aumentar a entrada de ar): diminuem a entrada de nicotina e alcatrão, porém o paciente acaba fumando um número maior de cigarros por dia.

No caso dos baixos teores, a inalação de folígenos e outras substâncias nocivas presente na fumaça do cigarro, acaba sendo em quantidade maior, devido ao maior número de cigarros fumados.

- Outros métodos auxiliares (alarme que soa após um período de tempo limite entre dois cigarros ou técnicas de auto-sugestão): exige alta dose de disciplina e força de vontade do paciente, o que em muitos casos não é suficiente.

- Acupuntura tradicional através de repetidas aplicações semanais de agulhas, durante 4 a 6 semanas: sucessivos retornos ao consultório desmotivam o paciente durante o tratamento, com alto índice de desistência.

- Raio laser ou infravermelho (introduzido no Brasil pelo Instituto Marat em 1983): resultados limitados, necessitando frequentemente de aplicações de reforços.

- Reposicão de nicotina: Gomas de mascar (chicletes), pastilhas, comprimidos sublinguais, cigarro eletrônico, ou spray nasal contendo nicotina (absorvida pelas mucosas oral, estomacal e intestinal): eliminam a inalação do alcatrão, mas o fumante continua dependente da nicotina, além dos possíveis efeitos tóxicos. A reposição de nicotina é uma forma de continuar fumando, sem a fumaça.

- Serviços antitabagistas de instituições hospitalares: Acompanhamento por médicos, psicoterapeutas, nutricionistas e sociólogos: na maioria das vezes, utilizam como tratamento a associação do antidepressivo com adesivos de nicotina. O método necessita de repetidas visitas ao ambulatório para acompanhamento, duas a três vezes por semana, durante alguns meses.

- Adesivos de nicotina e Antidepressivos (Zyban, Pamelor, Aventil).

- Ponto cirúrgico: Técnica introduzida no Brasil e aplicada exclusivamente por F. Marat durante 29 anos. Ao invés de repetitivas aplicações de agulhas durante algumas semanas, um único pequeno ponto cirúrgico permanece por um mês em uma das orelhas.

- Método auricular: Instituto Marat: Diferente da acupuntura, sem contra-indicações ou efeitos colaterais. O efeito é imediato. Este método vem substituindo o ponto na orelha por não ser invasivo e mais confortável para o fumante. Elimina a necessidade fisica do organismo em relação a nicotina, eliminando de imediato, as reações da sindrome de abstinencia.

- Injeção anti-fumo, ou injeção Cubana: Associação de injeções, com adesivos, e comprimidos (soma de tranqüilizantes, neuroléptico, antipsicótico, anti-espasmódico, estimulante cardíaco e respiratório) durante algumas semanas. Na realidade, trata-se simplesmente de controlar as reações da síndrome de abstinência com o uso de um coquetel de potentes medicamentos. Ler sobre este tratamento, o item “09”da pagina inicial.

- Snus: Tabaco sem fumaça: Tabaco moído, úmido, colocado entre a gengiva e a bochecha.

Ele é tão viciante como o cigarro (O Estado de São Paulo de 07 de outubro de 2007). Somente evite a inalação dos alcatrões contidos na fumaça do cigarro. Tem os mesmos inconvenientes do que o cigarro na esfera circulatória e na causa da dependência. Alem de deixar os dentes escuros.

- Imãs: ZeroSmoke: Trata-se de um par de pequenos imãs auto-aplicados a esmo na parte superior do pavilhão auricular, um de cada lado, permanecendo por alguns dias, algumas horas. Novidade de eficácia duvidosa, plagiando seu funcionamento na auriculoterapia (especialidade da acupuntura).

Fairy

Nenhum comentário:

Postar um comentário